Tipo de construção: Nova
Área de implantação: 400 m2
ABC: 400 m2
Arquitectura: ecotectura atelier
Coordenação: Arq.ª Aline Guerreiro

Trata-se de um edifício para um jardim-escola, situado num local aprazível longe do bulício da cidade e onde predomina a vegetação e a paisagem verde. É prviligiada a natureza, tão importante ao desenvolvimento da criança em idade pré-escolar.

A ideia conceptual que se apresenta para este edifício baseia-se num desenho que se desenvolve em “L” privilegiando a orientação Sul, de forma a que os locais de maior actividade e de maior taxa de ocupação diária usufruam desta exposição para que dela tirem partido não só por razões climatéricas mas também por questões de salubridade.

A implantação do edifício foi assim pensada de acordo com o seu comportamento termico, para minimização de consumo de energia. Os vãos a Norte foram reduzidos a uma entrada de serviço para a cozinha e uma janela de gabinete para as educadoras receberem, pontualmente, os pais.

Todo o restante alçado é enterrado a confrontar directamente com o socalco existente com um desnível de aproximadamente 3m. É assim optimizada a construção no que se refere ao seu comportamento térmico.

Os vãos foram dimensionadas em conjunto com a especialidade de térmica, para se obter um edifício eficiente no que se refere a consumo de energia para climatização, o que resultou em maiores aberturas a Sul, e poucas aberturas a Norte.

Para além de previstas protecções exteriores em todos os vãos, foi desenhada uma pala de sombreamento a Sul, onde se encontram as salas de actividades e o polivalente, que permita a entrada dos raios solares na estação de Inverno, para aquecimento, e que os impeça de penetrar o interior, naturalmente, na estação de Verão.

A caixilharia adoptada é em alumínio com ruptura térmica e vidro duplo. A solução de parede exterior é uma parede dupla com o isolamento pelo lado exterior da alvenaria, em aglomerado negro de cortiça que fica à vista, por ser um material de origem renovável, nacional e com grande potencialidade de reutilização/reciclagem.

Em complemento, foi utilizada a madeira certificada, em alguns pontos da fachada. A cobertura é ajardinada, onde se localizam os painéis solares térmicos, de acordo com o RSECE.

A etiqueta de eficiência energética, na fase de projecto, é A+.