Proposta

Centro Histórico

O critério adotado para realização da proposta a concurso para regeneração urbana de Vila Real baseou-se em critérios de sustentabilidade atendendo aos seus pilares fundamentais: o social, o económico e o ambiental.
Assim, incidiu sobre três temas prioritários: gestão do espaço urbano pedonal existente, transporte e construção zonas de lazer ambientalmente mais confortáveis. Entre as medidas previstas incluem-se a inclusão de esplanadas ao ar livre de apoio aos restaurantes já existentes, separadas por mobiliário urbano que permita o cultivo de pequenas hortas de apoio à atividade de restauração ao mesmo tempo que possibilita mais vegetação até então quase inexistente naquele centro.
O propósito foi intervir o menos possível, obtendo o máximo proveito.
Optou-se também por soluções arquitectónicas que contemplassem vegetação: hortas biológicas de apoio à restauração, bancos que integrassem vegetação e cisternas para armazenamento de águas pluviais.

Antiga Panificadora

Respeitando integralmente todo o “objeto arquitectónico” de Nadir Afonso, o seu exterior foi mantido inalterável, devolvendo-lhe a dignidade de outrora. E foi proposto para o seu interior um espaço multiusos que oferecesse dinâmica à região. Assim e indo ao encontro do programa Jessica, este projeto foi concebido para que este espaço se possa tornar também num centro cultural e de desenvolvimento de atividades pedagógicas e lúdicas.
Respeitando a sua estrutura e numa lógica de contenção de custos e de manutenção do existente, foram mantidas tanto quanto possível as paredes existentes, aproveitando as entradas de luz e o vão maior para a zona de convívio. A localização da antiga panificadora encontra-se próxima da UTAD pelo que, é uma zona de passagem de estudantes e docentes, pelo que deverão retirar o máximo partido deste espaço.
O conceito de criação de um espaço multiusos em que se faz uso da restauração e de pequenas áreas de comércio que promovam os recursos endógenos segue uma tendência internacional dos últimos anos e segue um princípio semelhante ao de espaços como, por exemplo, os mercados do Bom Sucesso (no Porto) e de Campo de Ourique (em Lisboa).

 

Painéis de entrega:

Fotomontagens: