A Arquitetura como arte de criar espaço, indispensável à vida humana, deve ser entendida como uma das disciplinas onde as premissas ecológicas atingem a sua máxima expressão.

Infelizmente, os edifícios são responsáveis por inúmeros impactes ambientais negativos. O sector da construção, não apenas na sua fase de utilização do edifício, mas considerando também a sua fase de obra, tem sérias responsabilidades a este nível.

O atelier de Arquitetura – ecotectura, pretende responder à necessidade deste sector se desenvolver num sentido mais sustentável. Procura a criação de um ambiente construído saudável, minimizando o seu impacte ambiental negativo, nomeadamente, apostando fortemente na racionalização do consumo de energia.

Os edifícios projetados pelo atelier ecotectura, obtêm sempre a classificação de A ou A+ (muito eficientes), pelo Sistema de Certificação Energética e Qualidade do Ar Interior dos edifícios, que entrou em vigor em 2007. (SCE – Dec-Lei 78/2006).

Para além de edifícios energeticamente eficientes todas as premissas de sustentabilidade estarão presentes. Todos os intervenientes no processo construtivo, desde o cliente até ao objeto final, caminham no sentido da promoção de sustentabilidade na arquitetura, para que esta seja encarada como uma oportunidade e uma ferramenta na busca de qualidade do projeto.